sexta-feira, março 23

Ainda se mantém a interdição da carne nas sextas-feiras da Quaresma?

Um pouco de hermenêutica para distinguir o “depósito da fé” e a “forma”, isto é, a cultura (em sentido antropológico-cultural - cf Evangelii Nuntiandi, n. 19) de viver esse “depósito”

Orientação fundante, originária: Mt 6, 1-6.16-18 (os versículos 7-15 apresentam-nos o Pai-nosso) que abrange todo o nosso ser em relação
* com os outros… e a natureza (“esmola” = partilha),
* com Deus (“oração”) e
* connosco (“jejum”).

A pastoral da Igreja teve e ainda tem muito a marca da ruralidade e um pouco de “feudalismo”!...

Até aos anos 60 do século passado, uma refeição de carne era uma refeição de ricos (eu ainda sou do tempo em que um frango assado no forno era só uma vez por ano na festa do padroeiro!) e o peixe era a refeição dos pobres…

Então, nas sextas-feiras da Quaresma não se comia carne (que era a refeição dos ricos) para ir criando o espírito de partilha com os mais necessitados, concretizado no valor monetário dessa refeição. Nas restantes 6as feiras do ano podia-se comer carne desde que se pagasse a bula… (já abolida pela Igreja…).

Hoje: uma refeição de carne é mais barata do que uma refeição de peixe… (por isso, não tem sentido nenhum uma pessoa numa sexta-feira da Quaresma não comer uma refeição de carne e comer uma refeição de marisco, por exemplo…) - o que interessa é o espírito e não a letra.

Assim, em união com a Paixão do Senhor Jesus e em espírito de conversão mais visível, nas sextas-feiras da Quaresma deve escolher-se uma alimentação simples e pobre, que poderá concretizar-se em várias formas.... (cf Normas da CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA em 28-01-1985).
No meu caso, a carne para mim é o tabaco; para outros pode ser o vinho; para outros o chocolate; para outros o automóvel (como lembraram os Bispos alemães!) … - cada um é que sabe qual a forma para ir criando mais espírito de partilha e um estilo de vida simples e pobre “ao jeito de Jesus de Nazaré” (cf 1º Domingo da Quaresma).
António Samelo

Sem comentários: