domingo, abril 30

Baptismo da Sofia

Como nos ensinou em tempos o Zé Dias, "o Baptismo é sempre um gesto comunitário em que está comprometida a Igreja local e, com ela, a Igreja universal".
A Sofia é hoje acolhida na nossa Comunidade João XXIII, da qual quer fazer parte e porque os seus pais acreditam que, nesta comunidade, "o Espirito Santo torna presente e actual a salvação de Jesus Cristo".
A Sofia vai crescer também na Sala da Luz, como têm vindo a fazer a Sara, a Carolina ou o Luís, e em tempos o fizeram o David, a Luísa, a Rita e muitos outros.
À Sofia queremos dizer hoje que é bem vinda à Sala da Luz. Que acreditamos que em havendo luz, há vida e esplendor – no riso das crianças e no seu olhar; numa caminhada pelos montes ou numa refeição partilhada; num arco-íris criado num vaso de água ou numa vela acesa; nos versos da Sophia ou num quadro de Botticelli.
Por isso, às vezes, damos menos importância ao rito e mais relevância à procura sincera e profunda de Deus e do seu Mistério. Muitas vezes em nós próprios, num caminho difícil, de silêncios ou partilha, de momentos mais sombrios ou mais luminosos.
Sofia, vamos pedir-te para fazer um desenho ou para trazeres uma flor. Acreditamos que vendo-te crescer também nós cresce[re]mos contigo
E como símbolo deste acolhimento que te queremos fazer hoje, gostaria de te beijar os pés, como gesto que quer significar que vamos ser companheiros de uma longa viagem.

S. Martinho do Bispo, 30 de Abril de 2006


Foi este o Compromisso que a Comunidade, pelas palavras, voz e gestos da Carminho, assumiu hoje com a Sofia!... E foi esta a imagem que lhe oferecemos!

Jean-Baptiste Camille Corot, O Baptismo de Cristo 1844-45, Óleo sobre tela, 385 x 205 cm.
Igreja de Saint-Nicolas-du-Chardonnet, Paris, França.

Sem comentários: