domingo, novembro 17

"Dos Homens e dos Deuses"




A Comunidade de Acolhimento Cristão João XXIII vai iniciar um ciclo de cinema sobre "A fé em filme", em que proporá ao público a visualização de um filme a ser comentado por um convidado. Constatámos que esta ideia se cruzava com a proposta que o TEAR (Tecer a Espiritualidade com a Arte e a Reflexão) tem para este ano*. 
Assim, a primeira sessão do nosso ciclo será também o início dos Encontros Itinerantes que o TEAR propõe para este ano. Para esta sessão convidámos Pedro Mexia (cronista do Expresso e ex diretor da Cinemateca Nacional) para nos ajudar a refletir sobre o filme “Des Hommes et des Dieux”, de 2010, realizado por Xavier Beauvois.
A sessão decorrerá no auditório do Museu do Mosteiro Velho de Santa Clara, na próxima 2ª feira, dia 18 de novembro, pelas 21:30 horas.

As próximas iniciativas deste ciclo serão oportunamente divulgadas.


                                                                                                
* O TEAR é um projeto do IUJP (Instituto Universitário Justiça e Paz) que tem por objetivo realizar atividades que cruzem a vivência da espiritualidade com a fruição e/ou criação artística, bem como com uma reflexão orientada por especialistas.
As sessões serão abertas ao público em geral ou circunscritas a grupos mais restritos, consoante as finalidades de cada atividade de per si.
Em 2013/2014, a equipa que promove os eventos do TEAR calendarizou, ao longo do ano, Sete Encontros Itinerantes (7EI), cada um subordinado a uma modalidade artística (Cinema, Arquitetura, Música, Dança, Teatro, Pintura, Literatura) e a um tema específico, tendo em comum a intenção de realizar o cruzamento espiritualidade-arte-reflexão sob orientação de um convidado ou um conjunto de convidados.
Procuramos proporcionar ao público que cada encontro decorra num espaço da cidade de Coimbra que tenha sido candidato a património da humanidade ou cuja relevância histórico-cultural seja reconhecida.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.