domingo, março 15

"Senhor, Vós tendes palavras de vida eterna" – Domingo III da Quaresma

Esta semana, ajudados pelo José Pureza, rezámos também...

Pelo Luís, pelo João, por nós
Estranha coisa esta de a morte nos trazer a vida de volta quando dela pouco quisemos saber no tempo em que com ela nos cruzámos. Foi assim, para muitos de nós, com o Luís. Foi quando ele morreu, subitamente, que procurámos resgatar o melhor da sua vida para entregar ao Miguel e à Ana como a única herança que valia a pena herdar. Na dor da Nani, a Comunidade aprendeu a ver a presença ausente da vida do Luís. Acho que nunca nos resignámos a esse lugar vazio. Nestes quatro anos, acompanhámos a Nani não só por amizade e por emoção mas também por estarmos com ela irmanad@s na perplexidade perante o mistério da perda. Hoje vimos aqui rezar para que esta pergunta que está connosco há quatro anos não deixe de nos desassossegar. E para que a possamos refazer, a olhar para a esperança, em conjunto com a Nani, o Miguel e a Ana, a tempo inteiro.
Foi também a morte do João Mesquita que trouxe de volta a sua vida, esta semana, para @s seus/suas muit@s amig@s. O João teve uma vida vertical e limpa, feita de cumplicidades muito densas. Foi uma vida muito difícil, por ser exigente de princípios e intransigente de recusas. Esta semana. @s seus/suas muit@s amig@s olharam para trás, lá para onde o João esteve. E sentiram tod@s esse mistério de uma vida que marca vidas a tomar corpo. O João não acreditava em Deus. Mas eu acho que ele se limitaria a cofiar o bigode e a acender mais um cigarro e, com calma e uma grande bonomia, escutaria a oração que eu hoje aqui faço para dar graças a Deus pelo seu testemunho de vida e para lhe pedir carinho e alento para a Clara e a Joaninha.

No final, o Zé Carlos Pina partilhou connosco um cântico retirado do disco Keur Moussa: Sacred Chant & African Rhythms from Senegal*, interpretado pelos Monks of Keur Moussa Abbey (Senegal). A música é o "Cântico da criação", inspirada em melodia popular da Mauritânia e texto adaptado de: Cântico dos três jovens (Daniel, 3:57-ss):

«Os três jovens, então, não tiveram senão uma só voz para louvar, glorificar e bendizer a Deus, na fornalha, com este cântico:

Todas as obras do Senhor,
louvai o Senhor
E vós, anjos do Senhor,
louvai o Senhor
E vós, seres humanos,
louvai o Senhor
E vós, filhos de Israel
louvai o Senhor
E vós, sacerdotes do Senhor,
louvai o Senhor
E vós, servos do Senhor,
louvai o Senhor
E vós, espíritos e almas dos justos,
louvai o Senhor
E vós, santos e humildes de coração,
louvai o Senhor
E vós, todas as criaturas do universo,
louvai o Senhor.»

Monks of Keur Moussa Abbey - Tya Mom Ndam Gu Rey

Sem comentários: