domingo, maio 20

Ascensão do Senhor - Ano C

Mais um dos textos que o Samelo nos tem preparado para apoiar as nossas reflexões!...


O céu é Alguém
Interpretando teologicamente a Ascensão de Jesus, os anjos recomendam os anjos que não se fique a olhar para o céu, mas que se espere e prepare a última vinda do Senhor Jesus. Esta é, até o fim dos tempos, a missão da Igreja, em tensão entre o visível e o invisível, entre a realidade presente e a futura cidade para a qual caminhamos (cf Sacrosanctum Concilium 2).
A fórmula do Credo (Símbolo dos Apóstolos): “Ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita do Pai”, exprime a fé pessoal da Igreja no destino de Jesus de Nazaré. Este homem, com o qual os apóstolos “comeram e beberam” durante sua existência terrena, “tornou-se Senhor” depois de sua morte, porque o Pai o associou definitivamente à sua vida, ao seu poder sobre a humanidade e sobre o mundo. Vivo, depois de sua paixão, está ele presente entre os seus numa nova dimensão, e anda com eles nos caminhos do mundo, para onde os envia como testemunhas da ressurreição: está presente e ausente.
No Novo Testamento a Ascensão de Jesus (bem como o Pentecostes e a Parusia) formam um todo com a Sua ressurreição!
No Evangelho de Lucas a ascensão, embora parecendo separada da ressurreição, não recebe nenhuma precisão cronológica, antes é apresentada como conclusão das aparições terrenas do Ressuscitado e ligada ao início da missão da Igreja (como Mc 16, 15-20).

“Elevação à direita de Deus”
≠ rapto para um império ultra terreno, afastamento do mundo;
= estar junto de Deus, encontrar-se na dimensão de Deus, novo modo de estar próximo de nós.

“Quarenta dias” (Act 1, 3) = “tempo de graça” que indica a plenitude da experiência pascal: o tempo do contacto sensível com Jesus acabou, trata-se agora de O anunciar ao mundo - só compreende verdadeiramente quem é o Ressuscitado aquele que testemunha Cristo ressuscitado com uma vida nova e não aquele que vive na nostalgia do contacto sensível e de novas aparições do céu (cf Act 1, 11). Neste sentido a ascensão não é um novo mistério de Cristo, mas um aspecto do acontecimento pascal: Cristo está “sentado” definitivamente à direita do Pai e a Sua presença no mundo deverá ser anunciada pelo testemunho dos discípulos.

As aparições do Ressuscitado, concluídas com a ascensão (cf Act 1, 3) procuram ajudar os discípulos a compreender o significado do que aconteceu na Páscoa e o que implica para as suas vidas: a fé e o anúncio do Evangelho a toda a humanidade, pois o contacto físico, sensível com Jesus terminou (Act 1, 9 - “nuvem” = na linha das teofanias significa proximidade e simultaneamente inacessibilidade de Deus).

Afirmar que a humanidade, na pessoa do Cristo, já está no céu, significa contestar as imagens espontâneas de um céu “espacial’ (lá em cima, para além das estrelas) e a de uma felicidade eterna que começaria repentinamente, depois desta vida no tempo. Para Jesus, o céu é a participação plena na vida de Deus, de uma pessoa verdadeira, possuindo a mesma matéria e a mesma história de todos nós; uma relação nova entre o Criador e a criatura numa total transparência, livre dos limites e das dificuldades da condição terrena. O céu é Alguém!
É este o fundamento da esperança e da alegria cristãs.
Um céu assim não é simplesmente a “recompensa” de uma vida justa e boa, porque “os sofrimentos do momento presente não são comparáveis com a glória futura que será revelada em nós” (Rm 8,18). Nem é tampouco um narcótico para pessoas passivas e resignadas, um álibi para o compromisso de trabalhar neste mundo pela realização (mesmo que imperfeita) daqueles valores de liberdade, justiça, paz, fraternidade, comunhão, vida, amor, alegria, que constituem a bem-aventurança do pessoa segundo o plano de Deus.
A reflexão conciliar sobre a relação Igreja-mundo expressou-se na Constituição Gaudium et Spes com alguns textos fundamentais, que é bom reler:
“Somos advertidos, com efeito, de que não adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder-se a si mesmo (cf Lc 9, 25). Contudo, a esperança de uma nova terra, longe de atenuar, antes deve estimular a solicitude pelo aperfeiçoamento desta terra. Nela cresce o Corpo da nova família humana que já pode apresentar algum esboço do novo século. Por isso, ainda que o progresso terreno deva ser cuidadosamente distinguido do aumento do Reino de Cristo, contudo é de grande interesse para o Reino de Deus, na medida em que pode contribuir para organizar a sociedade humana” (GS 39; cf também GS 43, 44 e 57).


TU NÃO NOS QUISESTE ABANDONAR

Senhor, para ler os teus sinais
Olhámos em redor, Senhor
Morrias nos jornais
Na cruz do Teu Amor

Refrão
TU NÃO NOS QUISESTE ABANDONAR
CONNOSCO PROMETESTE CAMINHAR (bis)

Senhor, queremos repetir
A tua criação, Senhor
Queremos construir
A paz em comunhão

Refrão

Senhor, é longa a caminhada
Rumo a Jerusalém, Senhor
Sê nosso camarada
Na luta pelo bem

Refrão

António Samelo

Sem comentários: